O fundo de corporate venture da Natura, o Nature Ventures, anunciou e liderou um investimento estratégico no WareClouds, uma startup de logística reversa do Chile que transforma casas em pequenos hubs logísticos, nesta quinta-feira, 18. Além da Natura, CLIN – Chile Global Ventures e a Driven também participaram da rodada de aporte.
O intuito da parceria é permitir que as revendedoras da Natura (consultoras de beleza, como são nomeadas pela companhia) cedam um espaço de suas residências para armazenamento, ponto de estoque e distribuição para descentralizar a cadeia logística.
No modelo desenhado, a pessoa precisa ter um espaço de 15 metros quadrados (uma sala, um quarto, ou uma garagem) para armazenar e organizar produtos das marcas parceiras e ter disponibilidade das 8h às 18h para receber, organizar e liberar pedidos. A gestão de pedidos é feita por app próprio.
Com a Natura, a WareClouds fará testes em Sorocaba/SP, Belém/PA e no Chile. Atualmente, a startup atua em 12 estados brasileiros.
Procurada por Mobile Time, a investidora não revelou quanto foi aportado na startup. Mas o Nature Ventures foi criado com US$ 50 milhões e tem um objetivo de construir um portfólio com 15 startups.
Coincide com o aporte o fato de que a Natura anunciou a venda da Avon Internacional para a Regent nesta quinta-feira. Em outras palavras, as operações da Avon na Europa, África e Ásia – exceto Rússia que ainda é um ativo a ser vendido – foram adquiridas pela Regent. Com isso, a Avon América Latina seguirá sob controle e como uma de suas prioridades estratégicas da Natura.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA