A Qualcomm desenvolveu seu primeiro chipset com modem de quinta geração (5G), o SnapDragon X50. Inicialmente, ele trabalha com as faixas de 28 GHz e 800 MHz e pode atingir uma velocidade de download de até 5 Gbps. Esse modem é voltado para os testes de laboratório e de campo que operadoras e fabricantes estão realizando elo mundo antes do lançamento oficial das primeiras redes 5G, informa a Qualcomm. Os resultados dos testes com o X50 ajudarão na definição do 5G NR, padrão mundial de quinta geração que ainda está em desenvolvimento.

Gigabit LTE

Enquanto a quinta geração não chega, as operadoras móveis podem experimentar velocidades na casa de 1 Gbps de download se mesclarem aas frequências que possuem com faixas não licenciadas, como a de 5 GHz, usando o padrão conhecido como LTE-U/LAA. A Qualcomm tem um chipset com modem para isso, o X16. Segundo Cristiano Amon, vice-presidente exceutivo da Qualcomm Technologies, mesmo operadoras com apenas 20 MHz de espectro conseguem atingir velocidades de 1 Gbps se combinado com a faixa de 5 GHz. "Sem LTE-U/LAA, apenas 16% das operadoras no mundo teriam espectro para chegar a 1 Gbps. Com essa tecnologia, o percentual sobe para 64%".

Entre as aplicações que requerem ultravelocidades, Amon cita realidade virtual com vídeos em 360 graus, realidade aumentada em tempo real e apps instantâneos.

Três chipsets novos

A empresa anunciou também três novos chipsets para smartphones de gama média com suporte para câmera-dupla e redes de quarta geração (4G) LTE cat7, o que permite uma velocidade de download de até 300 Mbps e de upload de até 150 Mbps: Snapdragon 653, 626 e 427.

O Snapdragon 653 tem um chipset com performance 10% melhor que seu antecessor e capacidade para até 8 GB de RAM, o dobro da versão anterior. O 626, por sua vez, traz como novidade a tecnologia TruSignal, que otimiza o trabalho das suas antenas. O 427, por fim, é o primeiro da família 400 a ter um DSP integrado no chip, o que melhora a captação de dados dos sensores do smartphone, com baixo consumo de energia.

Os primeiros smartphones com os chipsets 653 e 626 devem chegar ao mercado ainda este ano. E os primeiros com o 427, no começo de 2017.

Todos esses anúncios foram feitos nesta terça-feira, 18, no 4G/5G Summit, evento organizado pela Qualcomm em Hoing Kong.