A Qualcomm apresentou dois produtos e um recorde no primeiro dia oficial do MWC 2021, nesta segunda-feira, 28. A companhia atualizou seu portfólio de produtos com a plataforma móvel Snapdragon 888+ 5G, o chip Qualcomm FSM 200 para small cell e um novo registro de velocidade de download no seu modem para X65 para a quinta geração das redes celulares.

Snapdragon

Voltado para handsets gamers da gama mais alta de preço, o Snapdragon 888+ é uma atualização do Snapdragon 888, um modelo apresentado no final de 2020. Nesta nova versão, o chipset de 5 nanômetros destaca-se pelo motor de inteligência artificial da companhia de sexta geração, 23% mais potente que a versão anterior, um salto de 26 para 32 trilhões de operações por segundo (Tops).

Com processador Kryo 680 com velocidade de até 3 GHz, o chip possui ainda: modem X60 5G com 7,5 Gbps de download e 3 Gbps de upload; reprodução em 4K HDR; conectividade Wi-Fi 6E; opções de câmera tripla com 28 MP nas três lentes, duas câmeras com 64 MP ou uma câmera com 200 MP.

Conectividade

Outra novidade da companhia é o Qualcomm 5G RAN Small Cells Platform – FSM 200x. Em segunda geração, esta plataforma é destinada para operadoras levarem conectividade 5G em small cells. Ou seja, a ideia é ofertar o 5G em ambientes internos e externos, como estádios, shoppings, complexos de escritórios e fábricas.

Sua tecnologia baseia-se em alta capacidade de tráfego de dados, com 8 Gbps de download e 4 Gbps de upload, totalmente virtualizado e interoperável com arquitetura RAN. A solução é a primeira da companhia preparada para o release 16 e ondas milimétricas.

A data de lançamento dos primeiros dispositivos com o novo chipset Snapdragon não foi revelada, nem quando as operadoras terão o FSM 200x disponível.

Velocidade

A Qualcomm revelou ainda que o seu modem para a quinta geração das redes celulares, o X65 5G de quarta geração, ultrapassou pela primeira vez a velocidade de download de 10 Gbps em ondas milimétricas. Durante sua apresentação, Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, fez uma demonstração de velocidade de uplink atingindo 790 Mbps em carrier aggregation.

Vale lembrar que o tema dos 10 Gbps no 5G foi abordado pelo Mobile Time na época do lançamento do Snapdragon 888, no final de 2020.

O X65 de quarta geração terá seus primeiros lançamentos comerciais no final de 2021.