O Google está desenvolvendo uma solução antispam para a sua plataforma de RCS, considerada a evolução do SMS e que começa a ser adotada por operadoras móveis ao redor do mundo através do aplicativo Android Messages. A ferramenta poderá evitar que aconteça no RCS o que está ocorrendo no WhatsApp e que foi denunciado pelo jornal Folha de São Paulo nesta quinta-feira, 18: o envio de spam para fins eleitorais.

No universo de mensagens trocadas entre usuários (P2P), o Google vai trabalhar com inteligência artificial e aprendizado de máquinas para identificar quando mensagens iguais forem enviadas para um monte de gente em um curto espaço de tempo. Isso vai gerar um alarme na plataforma e as mensagens poderão ser bloqueadas, dependendo da configuração do serviço pelas operadoras. A mesma tecnologia já é aplicada no Gmail.

Para mensagens enviadas por marcas (A2P), o controle será maior ainda, pois haverá uma verificação da autenticidade do remetente, além de uma revisão de todo o roteiro da conversa com os chatbots.

“O Google está bastante atento a essa questão”, garante Silvio Pegado, executivo responsável pela área de mensageria do Google na América Latina. Ele lembra que a ferramenta será aperfeiçoada com o passar do tempo, conforme aumenta a sua utilização. E os próprios usuários vão ajudar nesse processo, quando reportarem o recebimento de algum spam.

A expectativa é de que ainda este ano aconteçam os lançamentos dos primeiros serviços em RCS no Brasil.