A SumUp é a mais nova rede de adquirência conectada ao WhatsApp Business no Brasil. A partir de agora, os comerciantes e profissionais autônomos clientes da SumUp podem cadastrar sua conta dentro do aplicativo de mensageria para receber pagamentos diretamente nas conversas com os consumidores.

O cadastro da conta é feito no app do WhatsApp Business – este vídeo ensina o processo. Não é necessário ter uma maquininha da SumUp. As taxas começam em 0,99% no débito e 1,99% no crédito.

Além da SumUp, estão integradas ao WhatsApp Business para pagamentos com cartão as seguintes redes de adquirência: Cielo, Getnet, Mercado Pago, Rede e Stone. A lista atualizada se encontra aqui.

Análise

Por enquanto, o pagamento nativo no WhatsApp está disponível somente no WhatsApp Business, versão do app de mensageria para profissionais autônomos, e pequenas e médias empresas. 

Para a SumUp, a integração significa a possibilidade de ampliação do volume de transações, agora em ambiente digital, no app mais popular do Brasil. É também uma porta de entrada para atrair clientes que eventualmente não precisem de maquininha, por atuarem de maneira 100% digital. É mais um exemplo do processo de desmaterialização dos meios de pagamento, tema de matéria recente do Mobile Time.

Para o WhatsApp, quanto mais redes de adquirência integradas ao seu serviço, melhor. Mas cabe pontuar que a SumUp tem uma característica que se encaixa perfeitamente nessa fase de pagamentos nativos restritos ao WhatsApp Business: ela sempre focou nos profissionais autônomos e nas pequenas e médias empresas.

Os pagamentos no WhatsApp Business podem ser vistos como uma fase preliminar, ou um treinamento para o WhatsApp, antes do seu lançamento no WhatsApp Business API, onde estão os grandes varejistas. É provável que as redes de adquirência conectadas nessa primeira fase estarão juntas na próxima, uma vez que o trabalho de integração de sistemas já está concluído.