O AppCTe (Android, iOS) tem a expectativa de chegar a 500 usuários pagantes até o final do ano. Criado por especialistas do segmento de transporte rodoviário, o aplicativo surge como alternativa para simplificar a burocracia em torno da documentação digital necessária para o transporte de produtos nas estradas brasileiros, o Manifesto Eletrônicos de Documentos Fiscais (MDF-e) e o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe).

No app, o usuário consegue validar toda parte contábil e emitir documentos em até 1 minuto. Para isso, basta adicionar o documento digitalizado, preenchendo dados como quem paga os fretes, o valor do frete e o dados do veículo – além de selecionar o imposto – e enviar para a Receita Federal. Em seu modelo de negócios, o aplicativo é gratuito até cinco documentos por mês. Acima disso, cobra R$ 29,90 por 20 documentos ou R$ 49,90, por 50.

“A nossa ideia é oferecer essa documentação de forma mais simplificada no mercado, usando o celular. Muitas vezes o motorista não tem a documentação pronta. Comecei a perguntar para os motoristas em postos o motivo para o atraso e a maioria disse que era a documentação. E isso entra forte no custo do usuário”, explicou Tony Marley, gestor comercial estratégico do app.

Feito com aporte da Movtrans, o app tem como foco pequenos transportadores, um público que tem entre um e dois caminhões, ou o caminhoneiro que trabalha para grandes empresas. Lançado em setembro, o app teve 120 emitentes de notas e mais de 200 usuários cadastrados.

“A gente projeta ter até o final do ano os primeiros 500 pagantes. Mas queremos atender 1% do transporte no Brasil hoje, 155 mil transportadores e 350 mil autônomos, segundo a ANTT. Esse 1% pode modificar tudo. 5 mil usuários pagantes já seria algo de grande sucesso para nós”, disse Christian Grando, cofundador do app e diretor de software logístico na Movtrans. “Pode parecer muito pequeno, mas como o mercado está pulverizado, a gente estima em 1% desse mercado”, comenta.