O SoftBank iniciou o processo de fusão do Yahoo Japão com a Line em uma nova empresa. Juntos, eles terão um outro nome, a Z Holdings. A partir desta segunda-feira, 18, o app de mensageria e a subsidiária japonesa do Yahoo começam um processo para unir forças e criar uma empresa avaliada em US$ 30 bilhões.

No acordo, o controle da Z Holdings será dividido meio a meio entre SoftBank e Naver Corporations, a controladora sul-coreana do app. Hoje, as duas companhias possuem 73% do Line, que tem ações na Bolsa de Tóquio. Desde junho, SoftBank e Naver vem conversando com seus pares sobre a fusão.

Para ter o controle total do app, a Z Holdings pretende comprar 13,41% das ações que estão no mercado (free float) a 5,2 mil ienes cada (R$ 200 na corretagem do dia) nesta segunda-feira, que representa um valor de mercado de US$ 12 bilhões para o app de mensageria.

Vale lembrar, o Facebook comprou o WhatsApp por US$ 19 bilhões em 2014.

Estratégia

De acordo com o documento de entendimento (MOU), a nova empresa ajudará o SoftBank a atuar com soluções móveis “além das telecomunicações” na era 5G. Por sua vez, a Naver muda sua tática de maior buscador sul-coreano para “uma plataforma de tecnologia que transforma a vida das pessoas”. Por trás dessa estratégia, a joint-venture pretende criar outro super-app e ganhar terreno no mercado asiático e, posteriormente, no resto do mundo. A Z Holdings pretende ter amplitude em áreas como inteligência artificial, comércio, serviços O2O, publicidade e fintechs.

Útil ao agradável

Nota-se que a estratégia de compra chega em uma boa hora para as duas empresas, uma vez que pode unir duas das principais carteiras de pagamento por QR Code da Ásia, o Line Pay e o PayPay do SoftBank. Neste segmento, ambas companhias enfrentam problemas. A Line não conseguia crescer seu QR Code, embora tenha 164 milhões de usuários no Japão e sudeste asiático; e o SoftBank encara uma pesada disputa pelo mercado de pagamentos e comércio com a Rakuten, mesmo tendo um robusto capital de investimento do Vision Fund.

Este é o segundo grande movimento do SoftBank para tomar mercado da Rakuten. No começo deste mês, o Yahoo Japão comprou o e-commerce de roupas ZoZo. Outro ponto é que essa fusão pode colaborar e para diminuir tensões diplomáticas comerciais na região. Desde o começo do ano, uma disputa comercial e histórica entre Japão e Coreia do Sul tem escalado para sanções econômicas entre os dois países e disputas na OMC.