O aplicativo do Itaú Unibanco (Android, iOS) completa 10 anos de existência com mais de 12 milhões de usuários ativos. O app nasceu em 2009, inicialmente restrito para iOS. Em 2010 ganhou versões para Android e BlackBerry (veja histórico abaixo). No ano passado, o canal móvel superou a Internet em vendas de produtos e serviços do banco. De janeiro a setembro deste ano, 95% das transferências dos correntistas do Itaú Unibanco aconteceram por meio de canais digitais. No mesmo período houve um aumento de 67% na abertura de contas através de canais digitais.

O Itaú Unibanco divulgou uma linha do tempo com os principais marcos na evolução do produto:

2009 – Itaú lança aplicativo para iPhone que permite operações de consulta a conta corrente, pagamentos, empréstimos e ordens de pagamentos enviadas ou recebidas do exterior

2010 – App chega para sistemas Android e Blackberry com localização via GPS, que permite aos clientes localizar as agências e caixas eletrônicos mais próximos

2011 – Itoken deixa de ser físico e passar ser gerado por SMS

2012 – 3,9 milhões de downloads nos aplicativos de mobile banking do Itaú

2013 – Itaú fecha o ano de 2013 com a marca de 10 milhões de downloads dos seus aplicativos e mais de 730 milhões de transações realizadas por meio deles

2014 – App passa a ser mais utilizado que a central telefônica

2015 – Envio para o Whatsapp de comprovantes de pagamentos, transferências e recargas feitas no app

2016 – Redesign do App, que unifica experiência de percepção do Itaú

2017 – Buscas no App utilizando a voz;

2018 – Mobile passa a internet em quantidade de vendas de produtos e serviços no banco.

2019 – Adição de funcionalidades como compra de moeda estrangeira; geração de cartão temporário através do teclado do smartphone; recomendação personalizada de investimentos.

Outra inovação do banco na área mobile, o teclado virtual do Itaú foi o vencedor do Grand Prix do Júri no Prêmio Tela Viva Móvel 2019.