O governo federal lançará nesta terça-feira, 19, a ferramenta Celular Seguro. A solução pretende bloquear o IMEI do dispositivo móvel roubado ou furtado. O aplicativo, tanto para iOS quanto para Android, e a versão em site começarão a funcionar no mesmo dia e o registro do usuário será feito com a mesma conta no Gov.br. A iniciativa é do Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com Anatel, Febraban, instituições financeiras e entidades privadas. Segundo Ricardo Capelli, Secretário-Executivo do MJSP, “nas próximas semanas” a solução também vai bloquear SMS e outros aplicativos “com um só clique”.

Nesta segunda-feira, 18, Capelli postou uma foto da reunião realizada com os parceiros Anatel e Febraban sobre os últimos ajustes para o lançamento da ferramenta. No texto, explica que a solução bloqueia o IMEI dos aparelhos roubados, impedindo o seu uso.

“Reunião do projeto Celular Seguro. Tudo ajustado com a Febraban e com a Anatel, eixo principal de sustentação com o bloqueio dos aparelhos roubados (IMEI) e do acesso aos bancos. Nas próximas semanas, passaremos a bloquear também as linhas/SMS e outros apps. Com um só clique.”

E, logo em seguida, escreveu um texto sobre como é a segurança pública do século XXI:

“Bloquear as conexões com rapidez – dos celulares roubados aos aparelhos utilizados nas penitenciárias –, seguir o dinheiro, atuar com inteligência, planejamento e visão estratégica utilizando as melhores ferramentas tecnológicas. Esta é a segurança pública do século XXI.”

Capelli antecipou o lançamento pelo X (ex-Twitter) no último fim de semana. “Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, escreveu na rede social na época.