A Telefônica/Vivo anunciou a formação de uma joint venture com a Auren Energia, empresa de geração de energia renovável e em comercialização de energia. O acordo prevê que cada acionista deterá 50% de participação societária.

A joint venture se posicionará no mercado livre de energia brasileiro que, logo no início de 2024, será possível escolher fornecedor. A nova empresa adotará a modalidade de comercialização varejista e contará com equipe própria e independente.

O mercado livre de energia teve início no Brasil em 1995 e, desde então, o governo vem implementando a iniciativa de forma gradual. Até o momento, clientes conectados à rede de alta tensão (superior a 2,3 kV) com demanda contratada superior a 500 kV já podem escolher seu fornecedor de energia. Ao todo, são 36 mil unidades consumidoras no País. A partir de janeiro de 2024, haverá uma nova fase do mercado livre na qual consumidores conectados à alta tensão com qualquer valor de demanda contratada poderão acessar o mercado livre. Neste caso, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, o público potencial é de 72 mil novos clientes, entre grandes empresas, fábricas, escritórios e estabelecimentos comerciais. Vale dizer que, futuramente, o mercado se expandirá para residências e para todos.

A futura joint venture vai se beneficiar dos 112 milhões de acessos da Vivo e sua presença no segmento B2B, oferecendo energia renovável para clientes com demanda inferior a 500 kV. A ideia é que, no futuro, quando o mercado livre estiver disponível a todos, inclusive residências, a JV atue também neste novo segmento.

A conclusão da operação depende das autorizações das organizações antitruste. Após esses trâmites, a nova empresa iniciará o processo de retirada de licenças e autorizações para a constituição do negócio. Em tudo seguindo seu fluxo, a expectativa é que a nova joint venture iniciará suas atividades no segundo semestre de 2024.