A Claro decidiu entrar também no mercado de serviços de educação pelo celular. A operadora anunciou o lançamento do "Claro Línguas", um curso de inglês via SMS, WAP e web em parceria com o EF Englishtown, com preços que variam de R$ 1,99 a R$ 9,99 por semana.  O nome do serviço, no plural, indica que outros idiomas podem vir no futuro.

Como diferencial em relação aos concorrentes, o sistema de ensino oferecido pela Claro dá ao usuário a liberdade de escolher um dentre quatro temas de sua preferência (viagens, negócios, diversão ou esportes) e disponibiliza um tradutor por SMS ao preço de R$ 0,60 por palavra pesquisada (ou ilimitado, para quem assinar o pacote de curso por SMS).

Os planos variam de acordo com a interface escolhida. A mais simples se limita ao SMS: ao preço de R$ 1,99 por semana, o usuário recebe diariamente, de segunda a sexta, dicas e testes de inglês. Se, além do SMS, o cliente quiser acessar conteúdo pelo site WAP do serviço (m.clarolinguas.com.br), o preço sobe para R$ 2,99 por semana. Uma terceira opção inclui ainda o acesso à versão web do curso, com mais de 1500 horas de lições e atividades com vídeos, e interação com outros estudantes, ao preço de R$ 3,99 por semana. Por fim, os pacotes mais caros incluem, além de SMS, WAP e web, uma ou duas aulas de conversação online por semana, por R$ 6,99 ou R$ 9,99/semana, respectivamente.

A contratação do Claro Línguas pode ser feita por qualquer cliente pré ou pós-pago da operadora, via SMS (mandando mensagem com o texto "línguas" para o número 411), WAP (m.clarolinguas.com.br) ou web (www.claroideias.com.br/clarolinguas).

Análise

As operadoras móveis brasileiras descobriram definitivamente o potencial dos serviços de educação via celular. A pioneira foi a Vivo, com o curso de inglês Kantoo, que recentemente ganhou versão para espanhol. A TIM lançou também um curso de inglês este ano, em parceria com a Ezlearn.

Serviços relacionados à educação e à saúde podem servir como alternativa à queda nas vendas de conteúdos de entretenimento, como wallpapers e músicas, pelas operadoras celulares. Outra vantagem é terem um baixo índice de cancelamento, ao contrário dos clubes de assinatura de downloads, em que o usuário permanece por poucas semanas.