Os estados de São Paulo e Minas Gerais devem enviar mais de 66 milhões de mensagens SMS em nova rodada de alerta sobre o avanço das transmissões do coronavírus (Sars-CoV 2). De acordo com a Conexis Brasil Digital, associação das operadoras de telefonia, a previsão é que São Paulo enviará 50,1 milhões de torpedos e  Minas Gerais, 16,3 milhões.

Ambas as unidades da federação começaram a enviar as mensagens na última quinta-feira, 18, mas não há previsão de quando essa nova leva de envios vai terminar.

Em São Paulo, o governo aborda a crise sanitária e a falta de vagas em leitos hospitalares: “Alerta! O Governo de São Paulo informa alto risco de lotação dos leitos no estado. Fique em casa. Proteja sua família. Se tiver que sair, use máscara!”, diz a mensagem enviada pela Defesa Civil de SP.

Nos dados epidemiológicos do estado de SP, até 15h desta sexta-feira, a ocupação de leitos de UTI está em 91,5%. Apenas nesta sexta-feira, 620 óbitos foram contabilizados em todo o estado. Desde o começo da crise, São Paulo registrou 2,2 milhões de casos e 66,7 mil mortos por Covid-19.

Em Minas Gerais, a mensagem enviada aos cidadãos avisa sobre o aumento das restrições em todo estado: “GOVERNO DE MINAS ALERTA: para garantir atendimento e proteção, todo o Estado de Minas passou para a Onda Roxa de restrições e isolamento. Por favor, colabore”, diz o SMS.

Segundo informações divulgadas pelo governo mineiro na manhã desta sexta-feira, 19, o estado obteve 1 milhão de casos e 21,5 mil mortos desde o começo da crise pandêmica. Nas últimas 24 horas, 237 pessoas morreram da doença.

Desde março do ano passado, 15 estados solicitaram o envio de mensagens de texto com orientações e avisos sobre a pandemia do Coronavírus, segundo a Conexis. Em 2020, 432 milhões dos 990 milhões de SMS enviados pelas operadoras continham informações sobre o coronavírus.