A TIM anunciou o lançamento da TIM IoT Solutions, uma nova unidade de negócios. O objetivo é ser uma habilitadora de novos negócios com o uso da Internet das Coisas, dentro dos segmentos do agronegócio, utilities, logística e indústria 4.0. A partir dos contratos, as quatro áreas já renderam mais de R$ 300 milhões nos últimos 18 meses à operadora.

Em 2022, a empresa fez uma projeção de que terá um crescimento quatro vezes maior na receita no setor de IoT em cinco anos, até 2027. A TIM IoT Solutuons será focada na digitalização de processos, automação operacional e eficiência produtiva dos seus clientes corporativos.

A partir de parcerias com mais de 30 principais grupos do agronegócio brasileiro, como São Martinho, BP Bunge, Citrosuco, Amaggi, Adecoagro, entre outros, a TIM cobre mais de 16 milhões de hectares de propriedades rurais com seus serviços. Já na frente das cidades inteligentes, são 150 mil pontos de iluminação pública instalados por todo o País, com clientes que são PPPs de Iluminação Pública (Parcerias Público-Privadas), como Engie e IPSul.

Em relação à conectividade nas rodovias, a companhia cobre atualmente mais 4,5 mil km de rodovias após fechar contrato com portos marítimos, como a Brasil Terminal Portuário (BTP), e concessionárias, como a CCR RioSP, EcoRodovias, EPR e Grupo Way Brasil. Há também projetos de rede privativa 5G na BTP, no segmento de logística, e na Stellantis, na indústria 4.0, com o primeiro piloto 5G em uma planta industrial do Brasil. Por último, a TIM fornece conectividade em mineradoras, como Anglo American.