Qualcomm

Qualcomm Snapdragon 778G 5G. Foto: divulgação

A Qualcomm anunciou uma plataforma móvel de seis nanômetros para a camada intermediária-premium de handsets, o Snapdragon 778G 5G, nesta quarta-feira, 19. Durante o evento Qualcomm 5G Summit, a companhia apresentou designs de referência de seus modems 5G para uso em equipamentos além dos celulares, como tablets, PCs e roteadores.

Em relação ao novo chipset, a empresa aposta no tripé de mobile gaming, inteligência artificial e sistemas de imagem potentes. Com CPU Kryo 670, o processador permite velocidade até 2,4 GHz. Por sua vez, o motor de inteligência artificial é o Hexagon 770, capaz de reproduzir 12 trilhões de operações por segundo (TOPs). Em imagem, o triplo ISP (sensor de imagem) Spectra 570 permite ter três câmeras de 22 MP ou uma de 192 MP. A GPU Adreno 642L pode reproduzir vídeos em HDR10+ e 4K.

No 5G, o Snapdragon X53 alcança velocidade de download de 3,7 Gbps. Preparado para as faixas de 400 MHz em ondas milimétricas (mmW) e 100 MHz abaixo de 6 GHz (sub 6 GHz), a sua conexão é apta para os padrões de frequência FDD e TDD; os módulos non-standalone (NSA), standalone (SA) e DSS.

Modems

Imagem do release da Qualcomm para a imprensa

Design de referência do modem X65 M.2

A Qualcomm disponibilizará designs de referência para fabricantes usarem os modems X65 e X62 5G em computadores, tablets, óculos de realidade estendida e roteadores. Batizados de X65 e X62 M.2 Reference Design, as tecnologias permitem às OEMs levarem seus dispositivos para múltiplas verticais e consumidores com conexão 5G em sub 6 GHz e mmW.

No modem X65 5G, a companhia apresentou melhorias, como: expansão das capacidades de mmWave para 200 MHz; suporte para SA; e avanço no gasto de energia por meio do Qualcomm 5G PowerSave 2.0. Featuring Release 16 UE-Assisted Information (UAI).

Disponibilidade

Imagem do release da Qualcomm para a imprensa

Modem X65 com atualizações de mmW e Sub- 6 GHz

O Snapdragon 778G 5G terá lançamentos de smartphone até o final deste segundo semestre. Entre as marcas confirmadas com o chipset estão Honor, iQOO, Motorola, OPPO, realme e Xiaomi. Por sua vez, os designs de referência dos modems X65 e X62 estão disponíveis a partir desta quarta-feira, 19. E a atualização do modem X65 estará nos dispositivos que chegarão ao mercado até o final de 2021.