Imagem do release da Qualcomm para a imprensa

Modem 315 5G IoT da Qualcomm

A Qualcomm apresentou nesta sexta-feira, 21, um modem 5G dedicado ao segmento de Internet das Coisas (IoT). Batizado de Qualcomm 315 5G IoT Modem-RF System, ele tem como intuito apoiar a aceleração do 5G no IoT, em especial nos setores de varejo, energia, grandes arenas, agricultura de precisão, construção civil, mineração e manufatura industrial.

Em sua configuração, o modem 5G funciona em frequências abaixo de 6 GHz (sub 6GHz) em módulos TDD e FDD e no padrão standalone (SA). A solução ainda possui habilitação 4G com agregação de banda. A velocidade de download máxima é de 1,5 Gbps no 5G e 400 Mbps no LTE. Seu upload é de 330 Mbps para a quinta geração de telefonia celular e 75 Mbps para a quarta geração.

A expectativa é que o modem 315 5G IoT esteja disponível no segundo semestre de 2021. Entre empresas que manifestaram interesse em usar a solução estão Bosch, Fibocom, HMS, MeiG, Quectel, Schneider Electric, Siemens, Sunsea e Telit.

Vale lembrar, a companhia lançou recentemente outras três novidades para o avanço da quinta geração de redes celulares: o chipset Snapdragon 778G 5G com foco em games, câmeras e inteligência artificial; o design de referência M2, para uso dos modems X62 e X65 em outros dispositivos conectados, como PCs e tablets; e uma atualização do modem do modem X65, em especial suporte à o padrão SA.