A 99 (AndroidiOS) adicionou uma funcionalidade de telemetria para o serviço de intermediação de corridas com motos, o 99Moto. Feita em parceria com Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), a tecnologia está em testes e permite monitorar o comportamento dos motociclistas no trânsito por meio dos sensores do handset.

Os resultados da telemetria são mostrados de forma clara aos condutores por meio do Relatório de Direção, inclusive ao explicar quais comportamentos precisam ajustar. Inicialmente, o app analisa:

  • Frenagem e aceleração bruscas;
  • Curvas fechadas;
  • Mudanças abruptas;
  • Uso do celular enquanto dirige.

Em provas na sede do IMT em São Caetano do Sul, cidade do ABC Paulista, o recurso conta com mais de 50 funcionalidades de segurança da 99. No último domingo, 18, uma prova foi realizada com pilotos profissionais no campus da universidade.

A 99 espera que o Relatório de Direção seja liberado para motoristas parceiros no segundo semestre de 2025.

Importante dizer, o 99Moto está em mais de 3,3 mil cidades brasileiras. Mas o app passa por um imbróglio com a prefeitura de São Paulo que proibiu o serviço de mototáxi na cidade de São Paulo. O serviço da 99 voltou a funcionar na última quarta-feira, 14, após obter uma liminar na Justiça. Contudo, a administração municipal derrubou a liminar na sexta-feira, 16, em mais uma disputa que acontece desde 2023.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!