O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) vai fazer uma reunião, na próxima quarta-feira, 21, a fim de apresentar um plano de desenvolvimento do estudo sobre inteligência artificial (IA), automação do trabalho e empregabilidade.

O órgão técnico-consultivo se dedica à análise e discussão de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do Brasil. Desta vez, vai avaliar os impactos da automação no mercado de trabalho, como uma forma de garantir a requalificação e a reorientação profissional, bem como a empregabilidade de pessoas afetadas pela automação.

O estudo, que é relatado pelo deputado Helio Lopes (PL-RJ), também deve discutir o uso da tecnologia na previdência social, para ajudar na detecção de fraudes e na gestão dos fundos de previdência.

Desde a instalação do Cedes, em 2003, já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais foram transformados em lei ou incorporados por governantes. O colegiado é composto por 23 parlamentares e presidido pelo deputado Da Vitoria (PP-ES).