A Maxtrack, empresa de rastreamento, anunciou parceria com a Qualcomm para a criação de um laboratório para o desenvolvimento de tecnologias voltadas para o transporte.

O objetivo é lançar uma plataforma para ser uma referência em capacidade de processamento de imagens com uso de inteligência artificial para sistemas de transporte coletivo no Brasil. A ideia é que a solução faça contagem automática de passageiros, monitoramento da segurança no embarque e desembarque, identificação permanente de origem e destino dos usuários, apoio à condução segura e eficiente dos condutores, monitoramento das condições das vias públicas, além de fornecer Wi-Fi.

A plataforma terá como base o Qualcomm QCM/QCS6490 System-on-Chip (SoC). Com conectividade 5G e Wi-Fi 6, a solução será destinada para a frota de ônibus do município de São Paulo, que já conta com mais de 6 mil equipamentos da Maxtrack instalados, com a estimativa de expansão para frotas presentes em outras regionais da América Latina a partir de 2024.

As duas empresas vão investir R$ 25 milhões até o final de 2024 para a criação do laboratório – que ficará no Brasil. A integração da tecnologia nas frotas será realizada de forma gradual, com conclusão prevista para 2025.