Com o smartphone se transformando em uma carteira, muita gente previu o fim dos cartões de plástico. Pois agora uma novidade aposta no caminho inverso. O National Bank of Dubai (NBD), nos Emirados Árabes Unidos, lançou o primeiro cartão conectado à rede móvel do mundo. Ele vem com um SIMcard e uma antena celular embutidos, além de uma pequena tela quadrada de papel eletrônico.

O cartão conectado foi desenvolvido pela empresa Dynamics, que batizou o produto como Wallet Card. Para a transmissão de dados em redes celulares o NBD optou por uma plataforma da norte-americana Sprint chamada IoT Curiosity, que é focada em produtos de Internet das Coisas que requeiram conectividade global.

O cartão conectado permite armazenar dezenas de cartões, que podem ser de crédito, débito ou de programas de fidelidade, assim como de diversas bandeiras. A qualquer momento, pela rede móvel, um cartão pode ser adicionado ou removido remotamente do cartão conectado. Dois botões no plástico permitem que o usuário navegue pelos cartões disponíveis, cujas informações aparecem na pequena tela.

O cartão conectado funciona tanto com tarja magnética, quanto com NFC ou com chip. E quando o usuário troca de cartão apertando os botões, as informações desses três meios de pagamento são alteradas no cartão de plástico.

Se o cartão for perdido, ele pode ser rastreado ou ter seus dados apagados pela rede móvel. Além disso, o emissor pode enviar mensagens para usuário, como se fosse push notifications de um app, mas, neste caso, o texto é exibido na tela do cartão.

Por fim, a bateria do cartão nunca acaba, pois conta com um sistema de recarregamento automático que gera energia pelo seu movimento.