O mercado latino-americano deve sofrer queda de 11% em 2016 com 94,3 milhões de unidades vendidas em comparação aos 106,5 milhões de 2015. Segundo a Gfk, o segundo trimestre de 2016 teve 23,4 milhões de dispositivos vendidos, uma queda de 8% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 25,4 milhões.

A empresa alemã de análise de mercado aponta que o principal motivo para a queda na região é o consumo por parte dos brasileiros. A compra de smartphones no Brasil registrou 20% de recuo, em comparação ao mesmo período de um ano antes. Por outro lado, a Argentina cresce acima dos dois dígitos (58%), devido ao término de taxas de importação no final de 2015.

Apesar do cenário negativo em volume, há um aumento de 10% nas vendas no período, passando de US$ 6,3 bilhões para US$ 6,9 bilhões. Além disso, a estimativa de receita anual deve subir 3% na região, mudando de US$ 26,3 bilhões em 2015 para US$ 27 bilhões este ano.

Resto do mundo

No total, a Gfk acredita que 330,1 milhões de smartphones foram vendidos no segundo trimestre de 2016, um aumento de 7% em relação aos 308,8 milhões do mesmo período de 2015. O faturamento com as vendas cresceu 6,2%, passando de US$ 93,9 bilhões para US$ 99,7 bilhões.

A região com mais destaque de crescimento foi a China, com 24% de aumento na quantidade de handsets vendidos (de 88,8 milhões para 109,7 milhões) e receita de US$ 32,4 bilhões, um acréscimo de 20% comparado aos US$ 26,9 bilhões do segundo tri de 2015. A entrada do 4G em cidades menores (China rural) deu margem para o desenvolvimento da telefonia no País, afirma a empresa alemã.

Destaca-se ainda a queda na quantidade de smartphones vendidos em dois mercados maduros: América do Norte e Europa Ocidental. Com 41,9 milhões de smartphones comercializados, recuo de 6%, e US$ 16 bilhões de receita, queda de 10%, o mercado norte-americano começa a sofrer com a demora na migração do 3G para o 4G, e as taxas de cancelamento caíram em virtude da estratégia de retenção das operadoras naquela região.

Na Europa Ocidental, a Gfk culpa as quedas nas compras dos espanhóis (-11%) e britânicos (-2%). A queda no Reino Unido mostra um impacto direto do Brexit na balança comercial do país. Por outro lado, aumento de 3% nas vendas francesas e 1% no comércio alemão garantiu uma queda menos acentuada. No consolidado, foram vendidos 29,8 milhões ante 30,2 milhões de smartphones no segund trimestrei de 2015, e o faturamento obtido de US$ 12,2 bilhões teve um aumento de 4% na receita, em comparação aos US$ 11,7 bilhões no ano anterior.

A expectativa global da Gfk para 2016 deve ficar em 1,3 bilhão de unidades vendidas, aumento de 5,1%. E a receita crescerá 5%, alcançando US$ 425,9 bilhões.