A receita com vendas de smartphones no varejo mundial caiu 10,2% em 2022, totalizando US$ 330 bilhões, informa a GfK. De janeiro a dezembro do ano passado, 908 milhões de unidades foram vendidas, 9,1% a menos do que em 2021.

Por outro lado, a demanda por dispositivos premium cresceu. A receita da venda de dispositivos 5G aumentou 1,2% ano contra ano, enquanto a daqueles com capacidade de armazenamento maior que 256 GB cresceu 19%, correspondendo a 41% de toda a receita do mercado. Em 2022, consumidores de renda média e alta corresponderam a 48% dos compradores de smartphones, quatro pontos percentuais a mais do que no ano anterior.

Uma das possíveis razões para a queda na venda de smartphones é que as pessoas estão ficando mais tempo com o dispositivo, antes de trocá-lo por outro. A parcela de consumidores que ficam dois anos ou mais com um smartphone subiu de 48% para 57%, um salto de nove pontos percentuais, de 2018 a 2022, segundo dados da GfK.

Entre a Geração Z, que contempla pessoas com idade entre 15 e 25 anos, 71% afirmaram ficar com o celular por dois ou mais anos. A GfK acredita que isso pode estar ligado ao fato de que eles valorizam a sustentabilidade, por isso buscam conscientemente estender o ciclo de vida dos seus dispositivos.

De acordo com Jan Lorbach, especialista em telecom da GfK, efeitos de saturação do mercado já eram esperados, depois das fortes vendas durante a pandemia. Além disso, a fraqueza do mercado chinês impactou significativamente os resultados mundiais como um todo.

Vestíveis

O segmento de wearables se manteve estável, com uma queda de 1,1% na receita, em 2022, para US$ 13,9 bilhões. A categoria de smartwatches foi a única que cresceu (+12%), enquanto dispositivos de saúde e fitness (-31%) e computadores de pulso para esportes (-43%) apresentaram queda acentuada.

Previsões para 2023

A consultoria espera que o mercado de telecom como um todo se estabilize em 2023, se fortalecendo em comparação com o fraco ano de 2022. O maior mercado do mundo, a China, deve se recuperar em 2023, ajudando no crescimento do mercado global.

Mesmo que as pessoas estejam ficando mais tempo com o celular, compras de dispositivos feitas no pico da pandemia, entre 2022 e 2021, entrarão na janela de renovação em 2023. Isso significa que muitas pessoas trocarão de smartphones, comprando novos modelos.

No mercado de wearables, a próxima geração de sensores de saúde, que expandirá o escopo de aplicações dos dispositivos, ajudará o setor. É esperado que o segmento de smartwatches continue crescendo em 2023.

Metodologia

Os dados são baseados em informações coletadas em pontos de venda em 67 países, excluindo a América do Norte.