A General Motors e a operadora AT&T lançaram uma parceria nos Estados Unidos para levar conectividade 5G aos carros da montadora na próxima década e, assim, “atender às necessidades de um futuro totalmente elétrico e autônomo”, diz o comunicado.

Os aprimoramentos da rede permitirão: uma melhor cobertura centrada na estrada; downloads de música e vídeo mais rápidos com qualidade superior; atualizações de software over-the-air mais velozes, confiáveis e seguras; navegação mais rápida, mapeamento e serviços de voz.

A conectividade 5G estará disponível primeiro em veículos selecionados do ano de 2024. Além disso, por meio da rede de quinta geração da GM, o atual modelo equipado com 4G ano 2019 e os veículos mais novos terão velocidades de conectividade mais rápidas e uma seleção dos mesmos benefícios de desempenho dos futuros veículos equipados com 5G. Os atuais proprietários de Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac nos EUA com modelo compatível com LTE ano 2019 e veículos mais novos migrarão para a nova infraestrutura de rede assim que disponível. Ou seja, os carros feitos a partir de 2019 terão velocidade de dados e desempenho de software melhorados, bem como latência reduzida.

A General motors

A GM oferece OnStar e Connected Services2 para mais de 16 milhões de clientes nos EUA e Canadá. Desde o lançamento do 4G LTE, em 2014, os proprietários de veículos da montadora usaram mais de 171 milhões de gigabytes de dados, o que equivale a quase 5,7 bilhões de horas de streaming de música ou mais de 716 milhões de horas de streaming de vídeo, segundo a própria GM.

Nuvem

A AT&T desenvolveu uma parceria com a Microsoft para o fornecimento de serviços de nuvem escalonáveis.