Uma nova moeda virtual dedicada ao turismo foi apresentada ao mercado nesta semana, a BestKoin. Criada pelos portugueses Pedro Ferreira e Pedro Ribeiro, a criptomoeda está em período pré-ico (preparatório para oferta inicial de moeda), que será ofertada a partir de novembro deste ano.

“Por enquanto, a BestKoin está na fase pré-ico. As pessoas podem fazer a sua inscrição e fazer um pré-pagamento e ter desconto”, explicou Ferreira em conversa com Mobile Time na manhã desta quarta-feira, 19. “As criptomoedas podem funcionar como um meio de pagamento, um meio alternativo. Em transações com nossos parceiros (bancos) ou entre pessoas. Queremos criar uma dinâmica de uma moeda.”

Entre os apoiadores da iniciativa estão instituições de renome do ecossistema financeiro e acadêmico, como Stanford, Harvard, Humbolt, UFRJ, Fitch, Moody’s, HSBC, Credit Suisse, Citibank, o banco da China, além da Bolsa de Londres e do grupo de bolsas da Alemanha. Pelo lado do comércio, a rede de SPA brasileira Blue D e o festival de música português BPM Festival aceitarão a moeda como meio de pagamento.

Com base no ethereum e em blockchain, o BestKoin pode funcionar em outras carteiras virtuais ou fazer pagamentos individuais por meio de um dos bancos parceiros. Em seu ecossistema terá ainda contratos inteligentes (tecnologia que permite fazer contratos com finalidade de contratação automática, baseados em blockchain), app próprio para carteira virtual, gestor de identidade e uma plataforma para câmbio. E é justamente essa bolsa online que gerará os lucros para a empresa.

Ferreira revelou que por trás do lançamento da moeda virtual está a ideia de “reduzir custos administrativos” em “transações entre países”, uma vez que não envolve as fricções do atual ecossistema financeiro para o turismo, como taxas. No entanto, ele não descartou a possibilidade de a sua moeda ser usada por outros setores.

“Passagens, quarto de hotel, aluguel de carros, tudo isso pode ser pago com a moeda. A ideia é atrair o cliente final. Nossos parceiros estratégicos apontam para isso. Mas outras áreas do negócio podem usar nossa moeda, como os serviços de táxi, por exemplo”, disse. “A questão é que o bitcoin era experimental. Nós (BestKoin) chegamos estruturados para fazer transações reais. É uma bancarização da moeda”, conclui.

Quando lançada a ICO da BestKoin, a expectativa é que a moeda tenha valor inicial de 1,20 euro cada. Mas Paulo Ferreira lembra que o mercado é volátil, e, dependendo da demanda, seu valor vai flutuar.