O Banco Central criou um grupo para estudar os impactos de uma eventual emissão de moeda digital no Brasil. A proposta é analisar outras moedas lançadas por bancos centrais, um possível impacto de uma moeda digital no País, seus benefícios e questões como inclusão financeira e análise de riscos.

Segundo Rafael Sarres de Almeida, do Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf) do Banco Central e coordenador do grupo de estudo, a iniciativa do Banco Central visa aprofundar os estudos sobre o futuro da moeda brasileira. Porém, Almeida reforça que a ideia não significa que haverá a emissão de uma moeda digital pelo BC, mas que a autoridade monetária avalia o assunto e dará uma resposta à sociedade sobre o tema.

Segundo Aristides Andrade Cavalcante Neto, também do Deinf, uma moeda digital emitida pelo BC permitiria que o brasileiro interagisse com seu dinheiro de uma forma completamente eletrônica.

Os estudos deverão coletar informações para uma análise de uma proposição de modelo de emissão de moeda digital, com identificação de riscos, a proteção de dados e a aderência normativa e regulatória e análise de impactos do Central Bank Digital Currencies (CBDC) sobre a inclusão e a estabilidade financeiras e a condução das políticas monetária e econômica.