Ilustração: Cecília Marins

A Ford está trabalhando em um app que ajudará a alertar motoristas sobre pessoas perigosamente próximas a um veículo em movimento da companhia, como pedestres e ciclistas. A aplicação será demonstrada pela primeira vez nesta semana, no Congresso Mundial da Sociedade de Transporte Inteligente da América, que vai até o dia 22 de setembro, em Los Angeles, nos EUA.

O app terá conexão com carros equipados com o Sync, o sistema de infoentretenimento da companhia, utilizando Bluetooth Low Energy (BLE). O motorista será avisado da localização de smartphones de pessoas próximas em que o app esteja baixado. O sistema calculará potenciais riscos de colisão, fornecendo alertas na tela e por áudio, caso o usuário esteja muito próximo ao veículo. A Ford não informou qual a distância máxima que uma pessoa poderá ser detectada pelo sistema.

O app vai complementar o Co-Pilot360, sistema de assistência avançada para motoristas da Ford. Com ele, o veículo consegue, por exemplo, acionar os freios do carro, caso o motorista não responda a tempo para impedir um atropelamento de pedestres, ciclistas ou quem dirige patinete.

A Ford tem diversos parceiros neste projeto, incluindo a Ohio State University e a T-Mobile. Com a operadora norte-americana, a montadora também está desenvolvendo um sistema baseado em 5G que funciona de forma similar à tecnologia do novo app.

O Bluetooth Low Energy usa ondas de rádio para detectar pessoas atrás de prédios e outras obstruções. Normalmente, dispositivos precisam se emparelhar entre si para se comunicar. Segundo a Ford, no entanto, isso não será necessário na sua solução.