A Nokia anunciou que vai cortar até 14 mil funcionários. Atualmente, 86 mil funcionários trabalham na empresa, mas, com este plano, o número deve chegar entre 72 mil a 77 mil. Conforme comunicado, o objetivo é que essa mudança, que é estratégica e operacional em meio a reestruturação da firma, possa gerar um crescimento a longo prazo.

A companhia espera economizar entre 800 milhões e 1,2 bilhão de euros até o fim de 2026, representando uma redução de 10% a 15% nas despesas com pessoal. No próximo ano, em 2024, a meta é poupar 400 milhões de euros e mais 300 milhões de euros em 2025.

“A redefinição da base de custos é um passo necessário para nos ajustarmos à incerteza do mercado e para garantirmos a nossa rentabilidade e competitividade a longo prazo. Continuamos confiantes nas oportunidades que temos pela frente”, disse o presidente e CEO Pekka Lundmark em comunicado.

Resultados do terceiro trimestre de 2023

Ainda hoje, foi divulgado o relatório financeiro do terceiro trimestre deste ano, que registrou um declínio de 20% nas vendas líquidas, somando 4,98 bilhões de euros, em comparação com o mesmo período de 2022. Em relação ao lucro líquido, a Nokia teve um resultado de 133 milhões de euros – diminuição de 69%.

Lundmark, no balanço, aponta que o impacto foi gerado pelos desafios macroeconômicos e pelas taxas de juros mais elevadas. As vendas caíram em todos os setores da Nokia. Em redes móveis, houve uma queda de 19%, devido a uma menor demanda pela implementação do 5G. As áreas de Infraestrutura de rede (-14%), serviços de nuvem e rede (-2%) e Nokia Technologies (-14%) também apresentaram quedas.