|Atualização em 23 de novembro de 2023 com alteração na descrição da parceria| A Infobip será o primeiro integrador técnico no mercado brasileiro para acesso à API de verificação de número telefônico do projeto Open Gateway. Sua plataforma está conectada às três grandes operadoras que atuam no Brasil e que participam dessa iniciativa internacional liderada pela GSMA: Claro, TIM e Vivo. O lançamento comercial está previsto para acontecer em novembro.

A Infobip atuará como integradora técnica dessa API, informa Yuri Fiaschi, vice-presidente sênior de projetos estratégicos da Infobip, em conversa com Mobile Time. Todas as chamadas para a API de verificação de número no Brasil passarão pela plataforma da empresa, que cuidará do direcionamento para a operadora correta. Cabe ressaltar que a comercialização de serviços usando essa API será aberta para outros integradores parceiros das teles. Além disso, as próprias operadoras podem negociar diretamente com grandes clientes.

Vale lembrar que a Infobip já vinha trabalhando com as teles brasileiras na construção de uma solução de autenticação silenciosa do número telefônico, conforme noticiado por Mobile Time há cerca de um ano. Foi natural, portanto, a transição do antigo projeto para o novo, agora com o padrão Camara, dentro do Open Gateway.

A API de verificação de número permite que qualquer empresa confirme junto às operadoras o número telefônico de um usuário que esteja, por exemplo, realizando o cadastro em seu app pelo smartphone. Trata-se de uma verificação silenciosa, feita na camada da rede da operadora, dispensando, por exemplo, o envio de senha por SMS.

Open Gateway

A API de verificação de número faz parte do Open Gateway, projeto global liderado pela GSMA para desenvolvimento de APIs de rede padronizadas pelas teles do mundo inteiro. No Brasil, as três primeiras APIs desenvolvidas são voltadas para o combate a fraudes: verificação de número; confirmação de localização do aparelho; e verificação de SIM swap. A Infobip também será integradora para essas outras duas APIs, mas sem exclusividade.

Preço e modelo de negócios

A precificação das chamadas para as APIs antifraude ainda não foi definida, mas a expectativa é de que o modelo de negócios seja parecido com aquele adotado para o SMS A2P. Ou seja, haverá integradores conectados a todas as operadoras e que estarão autorizados a comercializar o acesso. Cada tele terá sua tabela de preço, que cairá conforme o volume contratado.

Infobip

Yuri Fiaschi, da Infobip: “Queremos ser protagonistas nesse mercado, não apenas contribuindo na definição técnica dos produtos, mas também nos negócios”. Foto: divulgação

Público-alvo

O público-alvo das APIs antifraude é composto principalmente pelo setor financeiro, como bancos, fintechs e bureaus de crédito. Ou, nas palavras do executivo da Infobip: “todo mundo que precisa de uma camada extra de segurança”. 

A Infobip deve mirar primeiramente nos seus grandes clientes que utilizam soluções de envio de senha temporária para uso único (OTP, na sigla em inglês) por SMS. Mas pretende contratar vendedores especializados no mercado de segurança, por entender que o comprador dentro dos bancos será gente que cuida de prevenção e combate à fraude.

“Queremos ser protagonistas nesse mercado, não apenas contribuindo na definição técnica dos produtos, mas também nos negócios”, afirma o VP da Infobip.

Mobi-ID

As oportunidades e os desafios no lançamento dessas três APIs antifraude pelas teles no Brasil serão tema de um painel no 6º Mobi-ID, que acontecerá dia 7 de novembro, no WTC, em São Paulo. Estão confirmados nesse painel:

Ageu Dantas, head de data analytics da Claro

Carlos Garcia, Open Gateway LATAM GTM, senior project manager, da GSMA

Diego Aguiar, diretor de IoT e Big Data B2B, da Vivo

Renato Ciuchini, vice-presidente de estratégia e transformação, da TIM

Yuri Fiaschi, vice-presidente sênior de projetos estratégicos, da Infobip

Para conferir a agenda completa e obter mais informações, acesse www.mobi-id.com.br