O aplicativo de geolocalização what3words (Android, iOS) dividiu o mundo em pequenas grades de 3 metros quadrados e a cada uma delas foram atribuídos endereços, únicos, de três palavras. Com isso, a precisão para se encontrar qualquer coisa, em qualquer parte do planeta é bem maior, além de ser mais fácil e rápido para compartilhar essa localização. A empresa anunciou nesta segunda-feira, 19, uma parceria com a plataforma Airbnb (Android, iOS). Assim, hóspedes dos cafundós do mundo poderão ter um endereço simples e mais fácil para ser encontrado.

É o caso, por exemplo, de hospedagens em casas na árvore, barcos e yurts, que serão encontrados mais facilmente na plataforma. E deverá facilitar a vida de quem se hospedar em uma das 632 ruas Juarez, na Cidade do México, ou em alguma das 14 Church Roads de Londres, mas também vai ajudar a achar um número na confusa Park Street, em São Francisco.

Hóspedes nômades

O site da what3words explica que cada Airbnb no mundo tem um endereço exclusivo de três palavras que aponta os hóspedes até a entrada da habitação. E, se ajuda a encontrar uma cobertura em Barcelona, certamente irá facilitar muito a vida de quem se aventurar a se hospedar com a família de pastores de renas que fazem parte da tribo nômade Dhuka, habitantes da floresta de neve de Taiga, no norte da Mongólia. Eles se deslocam em poucas semanas e mudam seu acampamento seguindo o movimento de seu rebanho. A família adora receber hóspedes, e com o aplicativo de geolocalização eles são capazes de dizer exatamente onde estão para os viajantes.

Zorigt e sua esposa Otgonbayar mantém sua listagem do Airbnb atualizada usando um coanfitrião em Tsagaannuur, a cidade mais próxima. Quando a tribo chega em um novo local, Zorigt verifica o endereço de três palavras no aplicativo what3words e o envia a seu coanfitrião, que o adiciona às informações de localização no site do Airbnb. O what3words está disponível offline e em mais de 26 idiomas, e o what3words da Mongólia pode ser alterado para o inglês com um toque no aplicativo.

Compatibilidade

Ao usar as três palavras que o what3words atribuiu a um endereço, os hóspedes podem encontrar facilmente a entrada exata do seu Airbnb. A solução é compatível com aplicativos de navegação, como o Google Maps, o Citymapper e o Waze, e até mesmo apps, como Uber e Cabify, permitindo que as pessoas reservem um passeio exatamente onde precisam estar, mesmo quando não falam o idioma.