Especialistas da dfndr lab fizeram algumas previsões sobre possíveis tipos de ataques que poderão ocorrer em 2019 e como as pessoas poderão se defender.

De acordo com os especialistas haverá um aumento no número de casos de vazamento de dados e informações pessoais. Eles acreditam que os cibercriminosos vão mirar em grandes corporações, e-commerce e governo.

Outro ataque que poderá ser ainda mais frequente será com bots com IA fingindo ser pessoas das redes de contato da vítima. Neste caso, a ideia é roubar dados, mas também atuar como ransomware para sequestrar dispositivos conectados.

A dfndr lab aposta também que vai aumentar os ataques de “sextorção” e scammers, que não burlam sistemas, nem possuem técnicas complexas, mas mexem com o emocional e deixam as vítimas vulneráveis.

Os golpes que usam sites de phishing serão ainda mais sofisticados para enganar as vítimas, com uso de checagem de dados pessoais para que as vítimas acreditem na farsa.

Para a proteção desses ciberataques, a dfndr lab recomenda o duplo fator de autenticação, com uso de digital e reconhecimento facial.