O aplicativo Fiscalização Denatran (Android) recebeu uma atualização que permitirá aos fiscais de todo Brasil verificar o número do motor de um carro. O intuito é facilitar a atuação de agentes de trânsito pelo Brasil ao identificar possíveis ocorrências de fraudes e furtos de veículos, além de restrições judiciais e administrativas do veículo ou informações do proprietário.

Criado pelo Serpro, o aplicativo conta com base de dados do Renach (condutores), Renavam (veículos) e Renainf (infrações). Além do motor, os agentes de trânsito também podem checar dados do chassi e da placa do veículo com o app.

Dentro do app, o funcionário público tem três funções: QR Code para realizar a leitura do código da CNH, CRLV e novos modelos de placas de identificação; condutor para consultar se a CNH do motorista está suspensa, cassada ou bloqueada; e veículo que atesta os dados de motor, chassi e placa.

O acesso ao app é apenas para agentes de segurança pública vinculados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e cadastrados pelo Denatran com chave ICP. O acesso é feito por dispositivo previamente veiculado e com senha e login de acesso que apenas o profissional de trânsito sabe.