A Uber Colômbia encontrou uma brecha jurídica e voltou a operar no país nesta quinta-feira, 20. Em nota à rede Caracol, a plataforma criou um contrato em que os clientes contratam os motoristas diretamente, em uma mudança radical em seu modelo de negócios e bem mais próximo do negócio de táxis. Ou seja, a Uber deixa de ser um intermediador para ser apenas um ponto de contato.

Com a alteração, o aplicativo será dividido em cinco opções de serviços: Por Horas, Uber Ya, Economy, Comfort e XL. O retorno do app acontece três semanas após a companhia retirar sua operação de corridas particulares da Colômbia. A ação é temporária até o Congresso do país definir por uma nova regulação dos aplicativos de transportes, que deve acontecer em março.

Entenda

A Uber deixou de operar na Colômbia no dia 1º de fevereiro de 2020 por ordem da Superintendencia de Industria y Comercio (SIC), um órgão similar ao brasileiro Cade. Em decisão realizada no final de 2019, o regulador considerou que a plataforma agia de forma desleal e anticompetitiva, ao atrair os usuários do Taxi Libre, um aplicativo de corridas de táxi. Na época, a empresa do app de táxi disse a Mobile Time que buscava se posicionar como uma alternativa de transporte e que não queria entrar em polêmicas.