A maioria dos brasileiros e mexicanos que ainda não experimentaram inteligência artificial em compras gostariam de usar a IA para pesquisar produtos (91%). A informação é de um estudo da IBM sobre o futuro do comportamento dos consumidores que foi apresentada nesta terça-feira, 20.

Feita com 20 mil consumidores de 26 países, sendo 1,2 mil brasileiros e mexicanos, a pesquisa revela ainda que os compradores querem usar a IA nas compras para ter atendimento ao cliente (88%), comprar produtos e serviços (87%) e buscar informações (87%).

Em outro ponto, 4 em 5 dos consumidores (80%) que não experimentaram querem usar a realidade aumentada ou virtual para pesquisar produtos. Além disso, os consumidores gostariam de ter o VR e o AR para comprar produtos e serviços (91%), customizar produtos (83%), testar produtos (80%) e simular uma redecoração de sua residência (80%).

Dados pessoais e pagamentos

A pesquisa revela ainda que 65% dos consumidores de Brasil e México querem receber informações, anúncios e ofertas de lojas que sejam relevantes aos seus interesses e mais da metade aceita compartilhar dados pessoais com marcas. Em pagamentos, 73% querem opções de pagamentos mais variadas e gostariam de pagar suas compras em parcelas. Outros 79% gostariam de usar pontos de fidelidade e/ou de recompensa no pagamento.

Experiência atual

Quando o tema é o atual momento da experiência de consumo, a pesquisa da IBM revela que dois terços dos consumidores (64%) complementam sua experiência de loja física com apps, pois buscam uma experiência integrada do virtual com a loja. Contudo, o cenário dos usuários é de insatisfação, pois:

  • 40% têm problemas para encontrar produtos em compras online;
  • 39% reclamam da falta de informações em produtos;
  • 31% afirmam que o processo de devolução/retorno de produto é desconfortável.

O lado positivo é que dois quintos (40%) dos consumidores que usaram assistentes virtuais estão satisfeitos com a experiência.

Crédito: imagem produzida por Mobile Time com IA generativa (Dall-E 3)