O superintendente de competição da Anatel, Abraão Balbino, afirmou nesta terça-feira, 31, que estimativas da agência projetam, para os próximos 10 anos, um aumento entre 50% e 100% do “bolo de receita” do ecossistema de telecomunicações. “Este crescimento será fruto de novos negócios que vão surgir, novos modelos B2B, B2C, IoT, entre outros. Trata-se de um aumento de acordo com o grau de investimentos dos agentes econômicos. Estamos falando aqui de muita coisa que ainda não apareceu”, disse Balbino, em evento promovido pela TelComp.

Balbino exemplificou ao recordar o período das privatizações, quando a expectativa era uma melhora da telefonia fixa. “A telefonia móvel foi um incremento no bolo de telecom que ninguém esperava. O serviço móvel começou no Brasil de forma mais intensa com os pequenos provedores regionais”, lembrou.

Segundo ele, o País conta hoje com mais de 10 mil provedores de telecom, dos mais diferentes portes, que formam um conjunto um tanto heterogêneo. “Precisamos conseguir criar condições regulatórias para que novos agentes entrem para atuar neste mercado nos mais diversos segmentos. E o papel da Anatel é reduzir falhas de mercado. Eu sou um burocrata. Quem faz e acontece são vocês, portanto o crescimento depende da coragem e investimento do setor”, finalizou.