A Infobip, uma das maiores empresas de mensageria móvel do mundo, ainda não entrou oficialmente no mercado de chatbots, mas está acompanhando de perto o seu desenvolvimento. A estratégia da companhia de origem croata é a de esperar por uma primeira fase de consolidação desse setor no Brasil para depois realizar uma aquisição.

“Há muitos players provendo bots. Um está engolindo o outro. Depois que houver uma consolidação a gente compra o melhor que sobrar”, diz Yuri Fiaschi, head da Infobip para as Américas. Outra possibilidade seria a de adquirir diferentes players regionais na América Latina e juntá-los.

A Infobip comunicou há duas semanas que está se reposicionando estrategicamente, agora como uma fornecedora de plataforma para call centers, dentro da qual o disparo de mensagens é uma das funcionalidades. A empresa trabalha com diversos canais, como voz, SMS, email, WhatsApp, Messenger etc. Os bots serão mais uma ferramenta dentro dessa plataforma, explica Fiaschi.

Análise

Nos últimos dois anos, grandes players do mercado de mensageria no Brasil, como Take, Wavy e Zenvia, lançaram soluções de bots. O mesmo movimento acontece do lado das empresas que fornecem sistemas para call centers, como Hi Platform. Naturalmente, esses dois mundos estão convergindo e começando a competir um com o outro – o reposicionamento estratégico da Infobip confirma isso.

Um dos primeiros movimentos de consolidação foi anunciado na semana passada, com a compra da TotalVoice pela Zenvia. Neste caso, o objetivo estratégico foi adicionar serviços de voz ao portfólio da companhia, além de uma atraente carteira de clientes.

Super Bots Experience

Mobile Time realizará este ano a quinta edição do Super Bots Experience, evento que reúne os principais players desse setor para discutirem tendências e apresentarem cases de sucesso. Ele acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto, no WTC, em São Paulo. A venda antecipada de ingressos com desconto já está disponível através do site www.botsexperience.com.br, ou pelo telefone 11-3138-4619, ou pelo email [email protected].