O Brasil pode ser um dos primeiros países do mundo a adotar um sistema de coordenação automática de frequências (AFC, na sigla em inglês) para o uso dinâmico da faixa de 6 GHz por equipamentos de Wi-Fi. A expectativa é de que a Anatel decida sobre esse assunto em breve, liberando o uso de equipamentos Wi-Fi com potências maiores em ambientes externos. Isso vai beneficiar especialmente pequenos provedores de Internet no campo, argumenta Martha Suarez, presidente da DSA (Dynamic Spectrum Alliance), uma das entidades que apoia essa medida.

“Provedores de pequeno porte estão esperando por isso para melhorar a conectividade nas zonas rurais do Brasil. Vai ser importante também para muitas empresas de pequeno e médio porte no campo”, diz Suarez, em conversa com Mobile Time.

A Anatel liberou o uso não-licenciado da faixa de 6 GHz para Wi-Fi, mas com limitações de potência, especialmente em ambientes externos, de forma a evitar interferência com os serviços de satélite de banda C e de enlaces de microondas que operam na mesma faixa. A adoção de um sistema AFC tem como objetivo viabilizar o uso do Wi-Fi em 6 GHz com potências mais altas sem afetar os demais serviços. Funcionará da seguinte forma: os roteadores vão consultar uma base centralizada de dados para saber se no seu local podem ou não operar com potência mais alta. As especificações desse sistema para o Brasil e a indicação de quem será responsável pela sua operação ainda estão pendentes na Anatel. A Abrint é uma das candidatas, diz Suarez.

Há algumas experiências de uso compartilhado de dinâmico de espectro em outras faixas. Um dos exemplos mais conhecidos é o do CBRS, nos EUA, na faixa de 3,5 GHz, que está sendo muito utilizada para redes privativas móveis. 

Fórum de Operadoras Inovadoras e DSA

A presidente da DSA vai participar por link de vídeo na próxima quarta-feira, 22, de painel sobre oportunidades com espectro não-licenciado no Brasil, durante o 6º Fórum de Operadoras Inovadoras, no WTC, em São Paulo. Estarão presentes no mesmo painel Cristiane Sanches, conselheira da Abrint; Igor Calvetpresidente da ABDI; e Vinícius Caram, superintendente de recursos à prestação da Anatel. A programação completa e mais informações estão disponíveis em www.operadorasinovadoras.com.br Na semana seguinte, Suarez virá ao Rio de Janeiro para participar do Global Summit da DSA.