A operadora de telefonia móvel virtual (MVNO) Freedom Pop informou que não cobrará taxas no acesso de seus usuários ao WhatsApp. Conhecida por medidas populares como o oferecimento de SIMcards com serviços móveis básicos ilimitados (ligação ilimitada para 60 países, ligação e envio de mensagens ilimitados) por US$ 19,99, a companhia informou que lançará o novo serviço primeiro aos espanhóis.

Com o novo serviço, eles esperam alcançar entre 500 mil e 1 milhão de usuários nos próximos dois anos na Espanha. Criada em Los Angeles em 2011 e operando na Europa e nos EUA, a empresa obteve recentemente US$ 50 milhões em uma rodada de investimentos para chegar a Ásia e América do Sul e cresce na Europa.

Em publicação no seu próprio blog, a Freedom Pop afirmou que está fazendo algo que o Internet.org do Facebook não conseguiu no continente europeu: oferecer pela primeira vez na Europa zero-rating no WhatsApp, com ligação e envio de mensagens de textos ilimitadas de graça.

No entanto, a medida pode ser vista como controversa, pois feriria a neutralidade de rede. Recentemente, o governo da Índia proibiu o Facebook de oferecer o serviço Free Basics no país, pois dava preferência a alguns serviços ante outros. Na Europa, os reguladores da Comissão Europeia não baniram a iniciativa, mas liberaram para cada país definir como aplicar a regra.