As redes de quinta geração (5G) de telefonia celular ajudarão na recuperação da economia brasileira após o fim da pandemia, razão pela qual o leilão de suas frequências não deveria ser adiado. É o que argumenta a Huawei em sua contribuição à consulta pública do leilão de 5G.

“O 5G será uma alavanca para o desenvolvimento dos países que o adotarem e terá papel relevante nesse momento em que o mundo enfrenta essa terrível pandemia causada pelo novo coronavírus. A Huawei entende que o País não pode deixar de contar com essa ferramenta, que será fundamental para a recuperação econômica que precisará começar já nos próximos meses. Para tanto, temos certeza de que a manutenção do leilão no segundo semestre de 2020 será de suma importância para que o Brasil possa voltar ao crescimento de sua economia e até suplantar o esperado por poder contar com o 5G como pilar para os outros setores. A indústria, a educação, o comércio, a agricultura, o governo-eletrônico, tudo isso será elevado a uma nova dimensão. Temos certeza de que a Anatel levará em conta todos esses argumentos e promoverá o leilão ainda em 2020”, escreveu o diretor de assuntos governamentais regulatórios da Huawei, Carlos José Lauria Nunes da Silva.

Outra empresa que aproveitou a consulta pública para reforçar a urgência do leilão de 5G com o mesmo argumento da sua importância na retomada econômica foi a Qualcomm.