Uma eventual compra do negócio móvel da Oi por Vivo, TIM ou um consórcio com as duas operadoras não deve atrapalhar o cronograma do leilão do 5G. De acordo com Francisco Soares, vice-presidente de relações governamentais da Qualcomm na América Latina, não há impedimento para a realização do certame sem a Oi. Sobre a participação da operadora no leilão, ele comentou: “Eu acredito que eles vão entrar. Mas se não entrarem, não é impedimento nenhum e não atrapalha em nada o leilão”, completa o executivo.

ISPs

Outro ponto abordado na conversa com a imprensa especializada nesta quinta-feira, 30, Soares indicou que é importante e vê com positividade a entrada de provedores regionais de Internet (ISPs) no leilão do 5G. O vice-presidente da companhia afirmou que a entrada das ISPs traz competição e alcança um mercado que pode não ser atendido pelas grandes operadoras.

“Os provedores regionais estão demonstrando interesse. Eles estão vendo com bons olhos a possibilidade de adquirir espectro e implementar o 5G. Isso é bom, traz competição, atende mercados menores que uma operadora grande não consegue atender”, disse. “Nós sabemos de vários ISPs que cresceram com o 4G, como ocorreu no nordeste brasileiro. Só tem que ter um cuidado para não deixar um número exagerado de pequenos operadores, pois pode trazer problemas técnicos (como fronteiras de rede, similar ao TDD)”.

Como reportado por Mobile Time recentemente, Soares defendeu a manutenção do leilão do 5G em 2020 e um modelo com reversão de metade do valor arrecado dos espectros para implementação das redes.