O Zoom planeja lançar no segundo semestre no Brasil a sua solução para contact center. Seu principal diferencial é oferecer a possibilidade de comunicação por voz e por vídeo entre empresas e seus clientes. Também será possível incluir bots para atendimento automatizado – vale lembrar que o Zoom adquiriu recentemente uma companhia especializada em voice bots, a Solvvy. Além disso, o Zoom prepara integração futura com os principais apps de mensageria, como WhatsApp, para se tornar uma solução omnichannel.

O Zoom cresceu muito durante a pandemia como aplicativo de videochamadas e, paralelamente, diversificou seu portfólio de produtos e serviços. Criou soluções para eventos virtuais, mas também de PABX na nuvem e de colaboração remota.

“Estamos no meio de um processo de mudança. O Zoom é conhecido como o melhor app de videochamada e agora estamos migrando para deixar de sermos vistos apenas como um kiiller app de videochamada e virarmos uma plataforma de comunicação unificada, com diferentes casos de uso”, explica Alfredo Sestini, head do Zoom para Brasil e América do Sul, em conversa com Mobile Time.

Tradução simultânea

A empresa tem avançado no uso de inteligência artificial dentro de sua plataforma. Uma das novidades mais aguardadas é uma ferramenta de tradução simultânea automatizada em áudio e texto que vai funcionar em cinco línguas, incluindo inglês e, provavelmente, português. A solução utilizará um motor de processamento de linguagem natural do próprio Zoom. Com isso, será possível ouvir (ou ler) a tradução em tempo real de quem estiver falando com você em uma videochamada dentro do Zoom. O lançamento deve acontecer até o final do ano.

Brasil

O Brasil é uma das prioridades do Zoom no mundo, sendo uma peça-chave para sua estratégia na América Latina. O País foi o primeiro a receber um data center da empresa na região, quatro anos atrás.

“Em 2020 começamos com quatro pessoas e um data center. Éramos um engenheiro de soluções, duas pessoas de atendimento e eu. Hoje somos 20 pessoas no Brasil”, relembra Sestini.