Entre os lançamentos durante o Google I/O 2025, evento voltado para desenvolvedores desta terça-feira, 20, está o Flow, ferramenta de criação de cenas cinematográficas a partir de textos de prompts e imagens.

Flow é uma solução voltada para cineastas e produtores de conteúdo e foi projetado para o Veo, modelo capaz de gerar vídeos com sons – sejam eles efeitos sonoros, ruídos de fundo ou diálogos.

Por trás, os modelos Gemini facilitam a criação de prompts e permitem que o usuário descreva sua visão em linguagem cotidiana. É possível ainda inserir elementos para criar imagens ou personagens ou o contrário, criar esses itens por meio de recursos de texto para imagem do Imagen.

O Flow permite controle de câmera, como escolher os ângulos e perspectivas; edição e transições para a cena seguinte; gerenciamento de prompts e ingredientes, entre outros.

Vale dizer que a ferramenta é uma evolução do VideoFX, lançado no ano passado.

Google Beam

Outra tecnologia apresentada no Google I/O foi o Google Beam, plataforma de comunicação por vídeo com IA que transforma vídeos 2D em 3D, usando um conjunto de seis câmeras e inteligência artificial para fundir os fluxos de vídeo e exibir a imagem em uma tela com três dimensões.

O sistema oferece rastreamento de cabeça a 60 quadros por segundo, em tempo real. A ideia é aparentar que as pessoas estão no mesmo ambiente. Em parceria com a HP, os primeiros dispositivos com Google Beam estarão disponíveis para clientes iniciais ainda este ano.

Tradução de voz

No Google Meet, a empresa lançou a tradução de voz, capaz de traduzir os participantes de uma videoconferência. Ou seja, se uma pessoa fala espanhol e a outra inglês, porém ninguém fala a língua da outra, a ferramenta dubla os participantes em tempo real.

A solução combina tom da voz, entonação e expressões faciais para tornar o mais realista possível.

A tradução entre inglês e espanhol está sendo disponibilizada em versão beta para assinantes do Google AI Pro e Ultra. Outros idiomas deverão chegar nas próximas semanas.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!