Presidente do Google no País, Fabio Coelho, durante a edição 2019 do Google for Brasil

O Google colaborou com um impacto econômico de R$ 51 bilhões nas atividades de 188 mil empresas, publishers, ONGs, criadores de conteúdo e desenvolvedores em 2019 no Brasil. A informação é do relatório de impacto econômico da empresa divulgado nesta segunda-feira, 20, que tem como base os usuários dos serviços de busca e de publicidade do Google, inclusive com as campanhas que rodam em Google Play e no YouTube.

O documento cita como exemplos a Dr. Consulta (Android, iOS), que teve um aumento de 800% em agendamento no período, após implantação do Google Ads. Ou a Closet Closing, uma grife que vende de R$ 40 mil a R$ 60 mil a mais pelo site quando investe em publicidade pela plataforma da norte-americana. E a Rara Beleza Plus Size, que conseguiu recuperar 40% das vendas com sistema de delivery ao intensificar seus investimentos no digital – hoje 70% dos clientes vêm das buscas na web.

Além do relatório, o Google Brasil, que comemora 15 anos nesta segunda-feira, revelou que 81% dos brasileiros acreditam que a companhia impactou positivamente a sociedade brasileira. A pesquisa foi feita pela Kantar com 1,1 mil brasileiros usuário de 20 produtos do Google.

Em carta enviada à imprensa para a comemoração do aniversário, Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, e Berthier Ribeiro-Neto, diretor de engenharia do da empresa na América Latina, dizem que o País está atualmente entre os cinco maiores mercados para cada um dos nove produtos da companhia e com mais de 1 bilhão de usuários: Busca, Android, Chrome, YouTube, Maps, Google Play, Fotos, Drive e Gmail.

Vale lembrar, o Google começou a operar em 2005 no Brasil após comprar a Akwan, uma empresa de busca criada dentro da UFMG. Na época, os fundadores, Sergey Brin e Larry Page, vieram ao País para completar a operação.

Equipe da antiga Akwan com os fundadores do Google em Belo Horizonte no ano de 2005

Bicicletas

Outra novidade divulgada pela empresa nesta segunda-feira é a parceria do Maps com a Tembici e a Bike Itaú. Agora, os usuários das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo poderão encontrar estações de bicicletas e ver quantas delas estão disponíveis, pelo app do Maps. A nova função mostrará o caminho até a estação de bicicleta.

O resultado da parceria chega aos consumidores das duas capitais brasileiras nas próximas semanas e ainda contou com a colaboração da Ito World. Além de São Paulo, a solução chega a outras oito cidades de Estados Unidos, México, Canadá e Reino Unido.

A empresa afirmou ainda que pretende expandir essa solução para outras cidades nos próximos meses.