A análise das conversas mantidas por um chatbot é fundamental para aprimorar o seu desempenho. Essa tarefa, em geral, é realizada por seres humanos, em um trabalhoso processo que pode levar dias ou mesmo semanas, dependendo do volume de mensagens. Para facilitar isso, a Ubots, desenvolvedora gaúcha de robôs de conversação, criou uma ferramenta de curadoria automática. Trata-se de um software que analisa todas as mensagens trocadas entre um chatbot e os consumidores, em determinado período pré-definido, e provê diversos insights para os treinadores de bot, como, por exemplo, a necessidade de adicionar novas intenções. A solução foi criada a partir de uma necessidade de própria Ubots, que gastava muito tempo preparando manualmente os relatórios mensais para os seus clientes.

“Era um processo muito manual. E estava virando uma dor acompanhar todas as conversas para verificar novas intenções. Então procuramos automatizar esse processo, com ajuda de especialistas em inteligência artificial e machine learning”, relata Rafael Souza, fundador e CEO da Ubots, em conversa com Mobile Time.

No caso de um bot que trafegue, por exemplo, 2 milhões de mensagens por mês, a solução leva entre duas ou três horas para elaborar o relatório mensal, trabalho que tardaria mais de uma semana se fosse feito por humanos.

“As conversas com os bots são valiosas como petróleo. Queremos trazer insights de negócios de forma rápida”, compara Gustavo Silveira, fundador e responsável pela área comercial da companhia. Um algoritmo com machine learning é utilizado para melhorar cada vez mais as análises. Na prática, a ferramenta de curadoria automática auxilia o trabalho dos treinadores de bots, complementa o executivo.

A solução já está sendo utilizada com alguns dos maiores clientes da Ubots e agora começa a ser oferecida como um produto para o mercado, pois pode ser aplicada a bots construídos por terceiros, ou seja, não está restrita àqueles desenvolvidos pela Ubots.

“Vimos isso como uma oportunidade. Agora que todo mundo já sabe o que é um bot e várias empresas já estão utilizando, o próximo problema a ser resolvido é melhorar os robôs atuais”, avalia Souza.

A ferramenta de curadoria automática de bots foi apresentada ao mercado oficialmente há duas semanas, durante o seminário Super Bots Experience, realizado em São Paulo, com organização do Mobile Time.

Funcionários da Ubots reunidos