Bots

A Ubots, desenvolvedora de soluções para robôs de conversação, registrou no terceiro trimestre deste ano um crescimento de 110% em seu faturamento e de 240% na quantidade de sessões de conversas em comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento se deve à transformação digital das empresas durante a pandemia do novo coronavírus e também à demanda pelo uso do WhatsApp como canal de relacionamento com os consumidores.

“2020 é o ano do crescimento do WhatsApp”, resume o CEO e cofundador da Ubots, Rafael Souza, em conversa com Mobile Time. Ele destaca o aumento no uso de bots para atendimento pós-vendas por parte de clientes do setor financeiro durante a pandemia, em razão de agências fechadas. E, mais recentemente, no terceiro trimestre, notou também um crescimento de atendimentos de pré-vendas.

Call to message

A Ubots, aliás, criou uma solução para desviar para o WhatsApp chamadas feitas para call centers. Batizada como “call to message”, a ferramenta sugere ao consumidor, através da URA, o transbordo do atendimento para o app de mensageria. Isso é feito quando se identifica o número celular de quem está ligando.

“Alguns clientes puseram como primeira opção da URA seguir o atendimento pelo WhatsApp. O contato por app de mensagem é mais escalável pelo fato de ser assíncrono. O chatbot potencializa isso. Atendentes conseguem conversar com oito pessoas em paralelo no WhatsApp, enquanto por telefone é um para um. Essa solução desafogou algumas centrais de atendimento”, relatou Souza.

A “call to message” foi lançada no começo do ano e hoje é utilizada por clientes como Sicredi e Unicred.