A Vivo ampliou sua oferta de produtos de Internet das Coisas (IoT) para empresas. A partir desta quinta-feira, 20, os clientes de agronegócios terão acesso a duas novas soluções para o campo: o Vivo Maquinário Inteligente e o Vivo Clima Inteligente.

O produto de Maquinário Inteligente permite acoplar um dispositivo de telemetria avançada para veículos pesados, como tratores, colheitadeiras e colhedoras. Com possibilidade de ler mais de 150 parâmetros da máquina, a ideia do equipamento de IoT é reduzir o consumo de combustível e fazer a manutenção preventiva.

Por sua vez, o Clima Inteligente é uma estação meteorológica e hub de automação. O seu intuito é levar informações climáticas e dar controle automatizado aos pivôs de irrigação no campo, de modo que administre melhor os recursos hídricos e saiba o momento certo para manejar, irrigar, plantar e colher em uma fazenda.

Entre os dados repassados ao produtor rural pela solução da operadora estão: chuva, velocidade e direção do vento, radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar, umidade do solo, pressão atmosférica, nível e vazão de rios e lagos, além de qualidade do ar e da água.

As novas soluções do Vivo Empresas foram confeccionadas em parceria com IoTag e Ativa Soluções, ambas startups que participaram da Wayra e do Agro IoT Lab.