A inDrive (Android, iOS) mira crescer no Brasil com novos serviços e avançar em sua oferta de corridas particulares. De acordo com Stefano Mazzaferro, country manager da empresa, a companhia observa algumas avenidas em complemento à sua estratégia atual. São elas: fintech; delivery; viagens intermunicipais.
O líder local da plataforma explicou que, mesmo com a forte competição no mercado brasileiro, há espaço para crescer com os seus serviços. Deu como exemplo as corridas com carros particulares para usuários de cidades médias e de periferias. Também afirmou que há desejo dos usuários em experimentar um novo serviço de corridas e dos motoristas em buscar alternativas.
Com isso, a companhia trabalhará em duas frentes. A primeira é continuar crescendo o negócio de corridas particulares, que representa 90% da sua operação no Brasil, e isso inclui focar no público de regiões médias e periféricas, melhorar a experiência do usuário e chamar a atenção do consumidor. A segunda frente é o crescimento do ecossistema com novas verticais.
InDrive Money
Em fintech, a companhia tem desde março o serviço InDrive.Money, uma plataforma de empréstimos para motoristas associados ao serviço. Feita em parceria com a Emprex (análise de crédito) e a BNP (funding e licenciamento), a solução financeira chegou ao Brasil em março e neste período obteve uma taxa de conversão de 50% da oferta de empréstimo para originação.
Segundo Alexander Akhmataev, diretor de desenvolvimento de negócios para a companhia na América Latina, a demanda do Brasil em empréstimos é maior que a do produto no México e na Colômbia. O executivo explicou que essa estratégia não foi criada neste momento, mas no ano passado.
Disse ainda que diferentemente dos outros mercados, os motoristas brasileiros mostraram uma alta demanda e desejo por alternativas de crédito. Também afirmou que tenta se diferenciar dos rivais (Uber e 99) com serviços customizados desenhados para as necessidades do condutor.
“Para cada motorista o produto será diferente e customizado. Seja em termos de montante a ser emprestado, seja em prestações e taxa de juros. Depende da atividade do condutor”, disse Akhmataev, em conversa com Mobile Time nesta quarta-feira, 20. “Fazemos isso para garantir que o motorista não precise fazer mais viagens para pagar as prestações confortavelmente”, completou.
O executivo disse que o plano com o InDrive.Money é alcançar até 40% de sua base de motoristas aptos a tomar empréstimos.
Corridas e delivery
Stefano Mazzaferro ainda confirmou que pretende avançar com novas verticais de corridas. Uma delas é a modalidade Comfort. Recém-lançada em São Paulo, a companhia quer levá-la para mais cinco cidades brasileiras até o final do ano. O executivo afirmou que devem focar em grandes cidades, como Curitiba.
Outra iniciativa recente são as viagens intermunicipais. Neste formato, a InDrive quer trabalhar com três modais:
- Corridas com carros particulares;
- Venda de passagens;
- Caronas.
Nas corridas com carros particulares, o consumidor negocia e agenda a viagem. Mas as novidades são que a InDrive testou no primeiro semestre a venda de passagens de ônibus, o que foi visto como “um grande sucesso”, pois, assim como fazem em seu modelo de corridas particulares, o intuito da venda de passagens de ônibus é oferecer viagens mais baratas com tarifas de conveniência mais baixas que os rivais.
“Sabemos que algumas empresas cobram taxas de conveniência de 18% a 20%. Na minha opinião isso não faz nenhum sentido. Para que pagar 20% a mais em uma passagem que você compra online se você pode comprar fisicamente? Por isso, lançamos o serviço com taxa de 3% e tem funcionado bem”, disse, ao afirmar que fizeram vendas de passagens em grandes rotas como São Paulo-Campinas, São Paulo-Santos e em algumas regiões do nordeste.
Outra novidade é o serviço de caronas. A empresa tem testado, mas o volume de corridas nesta categoria ainda é baixo. Porém, Mazzaferro vê que tem grande potencial, especialmente quando começar a ser usado para transporte intermunicipal.
Por fim, em delivery, os executivos afirmaram que não vão entrar na disputa direta com 99, iFood e Rappi. A ideia da InDrive é atuar com logística e entrega de última milha, algo que já fazem na plataforma.