O executivo Sam Altman, demitido do cargo de CEO da OpenAI na noite da última sexta-feira, 19, passou apenas um final de semana sem emprego. Na madrugada desta segunda-feira, 20, a Microsoft anunciou a sua contratação para liderar o time de pesquisa em inteligência artificial da empresa. Também foi contratado Greg Brockman, outro cofundador da OpenAI. A informação foi compartilhada pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, na sua conta oficial no Twitter. 

Paralelamente, a OpenAI anunciou como CEO interino o executivo Emmett Shear, fundador do Twitch.

Imbróglio

Após boatos dos investidores forçarem a volta de Sam Altman para o comando da OpenAI, a companhia confirmou a contratação de Emmett Shear como seu novo CEO. A informação foi compartilhada no Linkedin por Satya Nadella, CEO da Microsoft, a empresa é a principal investidora da instituição de inteligência artificial.

A confirmação de Shear como CEO da OpenAI veio  na mesma publicação da contratação de Sam Altman e Greg Brockman para a Microsoft, como líderes de um “novo time de IA avançado”.

Além de Shear, ao site Seeking Alpha afirmou que o conselho da OpenAI entrevistou outros três grandes nomes para assumir o posto vago, com aval da Microsoft: Sheryl Sandberg, ex-COO da Meta; Brian Chesky, ex-CEO do Airbnb; e Bret Taylor, antigo co-CEO da Salesforce.

Formado em ciência da computação da Yale University, Shear foi CEO e cofundador da Justin.tv e posteriormente da Twitch. Atuou na empresa comprada pela Amazon entre 2014 até 2023. Atualmente faz parte do corpo sócios-visitantes da aceleradora de startups Y Combinator.