A Alphabet recebeu uma multa de 150 milhões de euros da Autorité de la Concorrence, órgão francês similar ao brasileiro Cade. Na decisão publicada nesta sexta-feira, 20, o regulador considera que a empresa norte-americana abusou de sua posição como líder do mercado de publicidade online. Na visão da autoridade francesa, a companhia não traz clareza às suas regras de uso e de suspensão de contas em sua plataforma de marketing, o Google Ads. A Autorité chama as normas de uso do Ads de “opacas” e de “difícil compreensão”, além de considerar as regras são aplicadas de maneira “injusta e aleatória”.

Com isso, a Alphabet será obrigada a pagar a multa e esclarecer a redação das regras operacionais do Ads e do procedimento de suspensão de contas. Em seu site, o Google não se posicionou sobre a decisão do regulador francês.

Contudo, um porta-voz da empresa disse ao site TechCrunch que pretende recorrer da decisão.

Vale lembrar, esta não é a única decisão europeia que afetou o Google nesta semana. Na segunda-feira, 17, a Competition and Market Authority afirmou que lançaria uma investigação sobre a compra da Looker Data Science pela Alphabet, uma vez que o regulador britânico está preocupado com a eventual redução de competição no segmento de análise de dados.