O regulador francês Autorité de la Concurrence aplicou uma multa à Apple e seus dois distribuidores premium em um total de 1,24 bilhão de euros. De acordo com a autoridade, a companhia norte-americana teve um comportamento anticompetitivo na venda de equipamentos – exceto o iPhone – ao lado de seus parceiros na França, Ingram Micro e Tech Data.

Isabelle de Silva, presidente do órgão francês, disse que a Apple fez os dois fornecedores não competirem entre si, algo que “esterilizou o mercado” e controlou preços de dispositivos, em especial o iPad. Além disso, os revendedores não puderam fazer “promoções independentes” e a Apple criou um vínculo de “dependência econômica” com esses parceiros, ao impedir que outros distribuidores tivessem mais vantagem no mercado.

Silva ressalta que a multa é a maior já aplicada por um órgão francês e a mais pesada a um único ator econômico. Importante dizer, a Apple arcará com a maior parcela da multa, 1,1 bilhão de euros. Por sua vez, Tech Data pagará 76,1 milhões de euros e a Ingram Micro, 62,9 milhões de euros.

A sites internacionais, a Apple afirmou que discorda da decisão e que pretende recorrer.