O Google vai apelar da multa de 500 milhões de euros aplicadas pelo regulador francês de concorrência e competição, L’Autorité de la concurrence, por não pagar os meios jornalísticos daquele país. De acordo com a Reuters, o head do Google França, Sebastien Misoffe, disse que a decisão da autoridade francesa foi “desproporcional” e “discorda” dos elementos legais da punição.

Além disso, o executivo afirmou que tem atuado para fechar os acordos com 1,2 mil veículos franceses, explicar aspectos da operação e compartilhar mais dados com o regulador.

O Google entrará com a ação na Corte de Apelação de Paris.

Entenda

Após anos de debate, a Autoridade de Concorrência da França determinou em junho deste ano que o Google teria três meses para chegar a um acordo com quaisquer veículos de notícias daquele país que pedissem pagamento. Se a empresa não chegasse a um consenso de pagamento para uso de notícias em suas plataformas, o regulador adicionaria 900 mil euros por dia para a pena de 500 milhões de euros.

Vale lembrar, a disputa do Google e Facebook pelo uso de notícias em suas plataformas tem sido tema de debates, multas e endurecimento das leis. Em especial, Austrália e França têm aplicado mais sanções e regras contra essas empresas nos últimos dois anos.