5G Americas realizou estudo sobre a rede de quinta geração na América Latina

Em 2019, a América Latina foi palco de ao menos 30 testes de redes 5G e de cinco lançamentos oficiais. Os dados do relatório elaborado pela 5G Americas aponta que a primeira a ser lançada foi no Uruguai, em abril do ano passado, e usa banda 28 GHz. Em dezembro, foi a vez de Porto Rico e das Ilhas Virgens Americanas. No caso, a operadora usou a banda de 600 MHz. No mesmo mês, Trinidade e Tobago e Suriname fizeram o lançamento de suas respectivas redes 5G para serviços fixo sem fio (FWA).

Com relação aos testes, o Brasil contabilizou dez dos 30 reportados publicamente. Em segundo ficaram Chile e Peru, ambos com quatro testes realizados. No Brasil e no Peru os testes utilizaram espectro de banda de 3,5 GHz, enquanto que no Chile incluiu essa banda e a de 28 GHz.

Boa parte dos testes ocorreram no terceiro trimestre de 2019, demonstrando principalmente o uso de banda larga móvel em smartphones. Também houve demonstrações de realidade aumentada, aplicações de Internet das Coisas (IoT) para indústria e cidades inteligentes, telemedicina e banda larga sem fio.

O estudo da 5G Americas inclui somente testes anunciados publicamente durante o ano 2019 em 20 países da América Latina. De acordo com a entidade do setor, outros testes do 5G foram realizados, porém não foram informados oficialmente. Estes foram descartados pelo estudo.

Os testes de redes 5G na América Latina começaram em 2016, em mercados como Argentina, Brasil, Colômbia e México.